terça-feira, 4 de maio de 2010

E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE ...

A cada dia me convenço mais de que estamos vivendo o ocaso da existência humana. Creio na “parousia”, na volta de Jesus. Creio que, quando isto ocorrer, todos teremos que comparecer perante o tribunal de Cristo, para darmos conta de tudo que temos feito: Quer seja bom ou mal!
Muitos já tentaram prever quando seria este retorno. Datas foram marcadas e pessoas se frustraram. Quem não se lembra da expectativa, e até terror, de alguns quando da virada de 1999 para 2000. Os ignorantes diziam: “Ta na Bíblia que de mil passará, mas a dois mil não chegará”. Não "tá" na Bíblia, e nós já passamos. Estamos em 2010. Agora todos se esquecem de Nostradamus, o autor da "profetada" e se voltam para o calendário maia, e as atenções se focam em 2012, a nova data do fim do mundo.
A Bílbia afirma que não nos compete ficarmos especulando acerca da data do retorno de Cristo e do fim da caminhada humana na terra, pois esta só quem sabe é o Pai. Porém Jesus falou de sinais. Sinais claros e evidentes de que este dia se aproxima.
Uma rápida leitura nos evangelhos e no Apocalipse nos darão um sentimento de contemporaniedade. Estarmos lendo o jornal de hoje, os fatos de agora.
Os desastres naturais, as violências e mortes, o egoísmo e a promiscuidade, a desesperança e a ausência de misericórdia em níveis nunca antes visto são marcas claras de que o dia se aproxima, mas são apenas o “princípio das dores”.
Neste contexto, a igreja tem um papel determinante: Ser fiel testemunha do amor e misericórdia. No entanto também foi predito que poucos serão os que permanecerão fiéis. O amor de quase todos tem se esfriado com o aumento da iniqüidade.
Pessoas afirmam crer nos valores bíblicos e no poder de Deus para transformar vidas. Contudo não vivem de modo diferente do resto do mundo. A cada dia os cristãos estão se tornando relativistas, consumistas, hedonistas. Seus corações estão votados para outros “tesouros” que não são eternos. De dinheiro a sexo, de racismo à realização pessoal, um escandaloso número de cristãos não vivem o que pregam. Como afirma George Barna “A igreja está cada vez mais parecida com o mundo que ela pretende transformar”.
Enquanto muitos estão com discursos ufanistas, apresentando estatísticas que afirmam o crescimento espetacular de cristãos no mundo, a realidade sócio-cultural clama por verdadeiras testemunhas, que sejam sal da terra e luz do mundo.
Creio realmente que estamos nos dirigindo para o fim! Creio que precisamos estar preparados para viver, sofrer e morrer por amor a Cristo. Creio que, quem for fiel até o fim, herdará a coroa da vida.
Sê você também crê nisto, é hora de juntos refletirmos o amor de Cristo com integridade e responsabilidade.
Um abraço,
Pr. Ozias Lima Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog