sábado, 28 de agosto de 2010

VENCENDO A IGNORÂNCIA ESPÍRITUAL

O profeta Oséias viveu no reino de Israel, ao norte da Palestina, durante o reinado de Jeroboão II (Oséias 1.1; 2Reis 14.23-29).

O Reino do Norte experimentava um grande desenvolvimento econômico e financeiro. Porém era um período marcado pela apostasia e corrupção.

A corrupção do povo de Deus é tão grande que ele é tipificado pela mulher de Oséias, Gomer: Ingrata, adúltera e decadente. (v. 9.1)

A decadencia de Israel o afastou das promessas do Senhor e os conduzia à total destruição. A razão: Falta de conhecimento, geradora da ignorância espíritual que cria uma realidade que conduz à destruição. Estas características que se reproduzem sempre que os servos de Deus se afastam da intimidade e comunhão com seu Senhor e sua palavra:

1)Uma religiosidade fria e sem profundidade causava o amortecimento da consciência de maneira tal que eles não viam seu estado. (Os. 6.4b) Cegos guiando cegos, rumo à destruição.

Uma ausência de temor. Israel clamava o nome de Yhwh, mas estava comprometido com outros deuses. Dt 13.4; Sl 111.10.

Ausência de Integridade. Israel não vivia a prática da justiça e da equidade. (Os. 4.1,2)

É nesse contexto que Deus revela seus sentimentos para com o povo iníquo e pecador. Em meio à apostasia ele manifesta sua graça e misericórdia:

Deus que não desiste de amar. Utiliza-se da experiência de vida do profeta para abrir o coração e manifestar sua graça. (v. 14)

Deus oferece ao seu povo sua redenção: Um convite ao perdão e a restauração. (6.1-3). É um chamado ao arrependimento e à conversão. 14.1,2

Porém Israel não deu ouvidos ao Senhor. Quem é o sábio? (14.9)
Cerca de 40 anos depois de Oséias o reino do norte foi destruído pela Assíria.

Aprendemos com o profeta Oséias que conhecer Deus não é apenas desejar conhecê-lo, mas encontrá-lo em sua Palavra.

Conhecer Deus é amar Deus e, portanto, comprometer-se com a Palavra de Deus.

Um comentário:

  1. Graça e paz da parte daquele que nos criou.Sabe pastor lendo este texto na atual conjuntura festiva,paro para refletir.A iniquidade que assolava aquela nação e "povo de DEUS" não é muito diferente da atual realidade.Vivemos os dias atuais como se nada estivesse acontecendo em nossa volta,valorizamos o material mais do que o espiritual e isto para meu espanto se tornou normal.Conseguimos nos sensibilizar com um animal capturado num programa de televisão,mas não conseguimos nos sensibilizar com alguem caido no meio da rua,ou alguem que chegue a nossas portas para pedir um pedaço de pão,ou por um irmão em Cristo que passa necessidade mesmo dentro da "igreja".Muito me tem tocado o Espírito Santo o coração este ano e sincera-mente,não tenho me disposto a usar a frase feliz natal,pois acho que ela so tem sentido se vier acompanhada do verdadeiro sentido da data.Não pense que com isso quero abolir a alegria da data. Mas gostaria muito a começar em mim que nos deixássemos de nos enclausurar dentro de nossas igrejas e neste dia, levássemos o verdadeiro sentido do natal aqueles que precisam dele,nas ruas e demais lugares onde reina o inimigo.A minha conclusão é que ou a igreja para de andar de mãos dadas com a soberba a inveja e o material,ou então veremos em breve uma geração de cristão irreconheciveis,achando que estão fazendo a coisa certa,quando na realidade estarão caminhando a passos largos para a perdição."Jesus filho de Davi,tenha compaixão de mim.O que queres que te faça?Que eu possa ver".

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog