sábado, 12 de fevereiro de 2011

ONDE PRECISAMOS MUDAR?

Muitos ficam preocupados acerca da estrutura que iremos assumir sendo uma igreja movida por propósito. Querem saber o que vai ser tirado? Quais cargos vão desaparecer? Quais atividades serão extintas? Isto tem criado certa resistência acerca da transição que estamos vivendo. Esta resistência é fruto do medo e da incerteza.
Precisamos entender que o foco principal não está na estrutura. Ela não é o ponto de partida para mudanças,e sim consequência delas. A estrutura não deve definir quem somos, mas sim o contrário. Quem somos é o que definirá a nossa estrutura.
Quando falamos dos cinco propósitos de Deus para a igreja, na verdade estamos falando dos cinco propósitos para a vida do cristão. De um servo que individualmente assume o dever de fazer, de forma integral, a vontade de seu Senhor. E movido por este desejo, desenvolve atitudes que o conduzam a desenvolver-se de forma a servi-lo de maneira eficiente e completa.
Então nosso primeiro olhar não deve ser para a igreja, mas para cada um de nós. O questionamento que devemos fazer é: “O que Deus quer de mim?”.
Muitos passam décadas dentro da igreja em atividades, rituais, religiosidades, mas não conseguem compreender qual é o seu papel dentro dos projetos de Deus, qual a razão da sua existência.
A resposta está na Palavra. Jesus nos deixa o grande mandamento e a grande comissão, que fundamentam a nossa razão de existir. É para que cumpramos esta que missão somos chamados. Precisamos conduzir nossa vida de forma tal que sejamos servos maduros e preparados para vivermos os propósitos de Deus para nossas vidas.
Nesta caminhada eu preciso ser um servo que busque aprender e ensinar cada vês mais do Senhor, que viva relacionamentos íntegros e abençoadores, que desenvolva uma vida de testemunho e proclamação da graça de Deus, que celebre ao Senhor de forma plena e prática, que realize um ministério voluntário e frutífero para o Senhor.
É a união de pessoas com esta visão e compromisso que irá fazer com que a igreja se desenvolva em cumpra sua missão. Assim, a igreja movida com propósito é resultado da vida de servos que sabem quem são, qual sua missão e se esforçam para cumpri-la.
Seu conservo,
Pr. Ozias Lima Ribeiro.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

UMA VIDA COM PROPÓSITO!

Janeiro já se foi e fevereiro se inicia. O tempo tem passado em um ritmo frenético. Muitas vezes nos acomodamos em uma rotina de agenda pessoal que não entendemos que nosso compromisso maior é com a agenda de Deus. Que não estamos aqui a passeio, mas há uma expectativa divina acerca de como iremos nos portar e como investiremos nosso tempo para cumprir o propósito de Deus em nós: Que sejamos adoradores verdadeiros, que vivam em comunhão, evangelizando os perdidos e discipulando os alcançados, através de um serviço efetivo e eficiente!
Dessa forma, janeiro é uma mostra de como será seu ano de 2011. Da maneira como você viveu até agora é que irá continuar vivendo. Por isso é urgente fazer uma avaliação do que você tem plantado, para entender também o que vai colher. Por isso se questione acerca de algumas coisas:
1) Você tem experimentado um crescimento espiritual? Hoje, você é um crente mais maduro, esclarecido e preparado do que quando começou o ano. Seu nível de relacionamento com Deus foi ampliado. Neste período você conquistou vitórias, à base de oração, jejum e leitura da Palavra, que te mostrou o quanto você é dependente de Deus e o quanto ele é fiel? Você tem algum testemunho para contar, nesse sentido?
2) Você impactou a vida de alguém neste período? Você foi uma influência positiva na vida de alguém? Quantas pessoas passaram por sua vida neste tempo! Muitas carentes de amor, de atenção. Algumas desesperançadas, outras soberbas e arrogantes. Todas sem saber que Jesus é a solução para suas vidas. A quem você falou disto? A quem você deu testemunho de sua fé, de maneira viva, clara e eficaz?
3) Você melhorou como pessoa? Neste período, como você tratou de seus relacionamentos? Você foi magoado, ferido e injustiçado! Você perdoou? Soube trabalhar a dor na alma sem permitir que ela te sufocasse, te obscurecesse? Conseguiu vencer a tendência de se vingar, de cortar relacionamentos, de matar pessoas no coração, agindo com compaixão em nome do amor de Jesus? Você magoou, feriu e injustiçou! Teve a sensibilidade necessária para entender o quanto machucou os outros, e se arrepender? Pediu perdão? Estendeu a mão? Confessou suas falhas e culpas, buscando a redenção e a restauração de laços relacionais partidos?
Neste primeiro mês, como você foi, servo de Cristo? Como você foi, “Luz do mundo”? Você atingiu o propósito de Deus para sua vida?
Ainda é tempo de concertar as coisas! De fazer o que é correto! De cumprir seu propósito! Basta tomar a decisão de mudar hoje! De assumir um compromisso com o Senhor e sua vontade. Mude agora a sua vida e viva com propósito.
Aceitando também este desafio,
Pr. Ozias Lima Ribeiro

Pesquisar este blog