terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NATAL: QUANDOJESUS NASCEU?

Uma grande dúvida surge na mente de muitas pessoas quando se aproxima o natal: Será que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro? O Novo Testamento não diz nada a respeito da data em que Cristo veio ao mundo. Dessa forma, tudo o que podemos fazer é especular a este respeito. Analisando o contexto geográfico e histórico da narrativa bíblica, o mais provável, é que o nascimento de Jesus seria mais facilmente situado em setembro ou outubro, mas isso não é de forma alguma conclusivo.
Quem cravou o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro foi o historiador cristão Julius Africanus, em 221 DC. Neste dia era celebrado o Festival do Sol Invicto, em comemoração a Mitra. A igreja cristã viu nela a oportunidade de propagar a mensagem da redenção e de angariar mais fiéis. Esta data perdura até os dias atuais.
A dúvida, então, permanece. Apesar da existência de pistas, todas incertas e truncadas, nada pode ser afirmado, apenas imaginado e deduzido. Isso, no entanto, não tira o significado do Natal, pois apesar da data não ser confiável, o acontecimento por ela representado continua a ser extremamente importante para os cristãos em todo o mundo.
Para o cristão o Natal é, então, a oportunidade de reafirmar sua fé e propagar a mensagem de redenção. Todo contexto de festas e expectativas servem para investirmos em vidas, como instrumentos da graça de Deus para cumprir seus propósitos para a igreja.
Enquanto alguns se desviam deste objetivo para discutir a questão da data, não percebem que o grande perigo não está ai, mas no consumismo desenfreado, na ganância e egoísmo pessoal, na entrega à glutonaria e bebedeira e na ausência de misericórdia e compaixão, que rouba o verdadeiro sentido do que comemoramos: Deus vindo a nós.
O nosso natal está no fato de Jesus ter nascido em nosso coração, em uma vida transformada pela presença do Espírito Santo, em um comprometimento de celebrar a graça de Deus e propagá-la em todo o tempo. O dia 25 de Dezembro é uma data propícia para, aproveitando o clima de festas e celebrações, apresentarmos esta mensagem ao mundo!
Um Feliz Natal com Propósitos!
Pr. Ozias Lima Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog