domingo, 3 de janeiro de 2010

2010: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS

Estamos chegando ao fim do ano. Um momento de refletir acerca de como passamos o ano de 2009, e o que projetamos como meta para 2010.
Infelizmente essa é a época em que a maioria das pessoas, que realizam nada com suas vidas, se entopem de expectativas irrea-listas acreditando que algum ritual mágico como pular onda, comer semente de uva ou qualquer outra coisa magicamente mudará seu futuro, sem a necessidade de deixarem de ser displicentes ou procrastinadores.
E as previsões de ano novo? Cada uma mais ridícula que a outra, numa tentativa de antever o que irá acontecer no ano que se inicia. Infelizmente ninguém guardou as previsões para 2009. Seria interessante, e revelador, se o final do ano não fosse o momento de se tentar adivinhar o futuro, mas sim de avaliar o passado. Esses “videntes” famosos seriam envergonhados e desmasca-rados. Porém isso não seria bom para ninguém da mídia, afinal é missão deles vender mentiras e ilusão.
Mas, e quanto a nós, servos do Senhor, que tipo de reflexão este momento nos traz?
O final de ano é uma oportu-nidade impar que Deus nos dá para refletirmos sobre nossas ações, atitudes e caminhos percorridos no ano em que se encerra. Em momentos como estes, vale a pena relembrar da oração de Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho Eterno”. (Salmos 139:23-24)
Sei que geralmente as pessoas estão muito mais preocupadas com o que poderão conquistar no novo ano, do que em pedir a Deus que perscrute as profundezas do ser. Davi, ao compor este belíssimo salmo preocupava-se em descortinar sua vida diante do Senhor, até porque, ele sabia que pra ser bem sucedido na vida é indispensável andar nos caminhos do criador.
E você, tem orado ao Senhor, pedindo que ele o sonde? Tem aberto o seu coração para o Espírito Santo permitindo assim que ele o ensine no caminho que se deve andar? Não perca esta oportunidade, ouça a voz de Deus, deixe que ele o corrija e convença de seus maus caminhos, aproveite a ocasião e deixe na divisa do tempo condutas e comportamentos que prejudicam sua saúde espiritual. Deixe em 2009 a amargura, mágoa, inveja, ciúme, maus hábitos, mau humor, a fofoca, rabugice e tantas outras coisas mais. E entre em 2010 disposto a viver a vida numa dimensão santa, pura e reta diante do Senhor.
Na verdade, ao adentrar em 2010, devemos fazê-lo na perspectiva da mudança. Sonhos, metas e objetivos devem fazer parte de nossos projetos e expectativas. No entanto, é indispensável que neste momento da existência cada um de nós se preocupe com aquilo que Deus diz e pensa a respeito da gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog