sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

SEMEANDO PARA UMA COLHEITA ABUNDANTE EM SUA FAMILIA

2 Reis 4.1-7
1. E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
2. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3. Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
4. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
5. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
6. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
7. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

2020 é o ano da Colheita Abundante. Muitas vezes queremos colher frutos abundantes em nossa igreja, em nossa vida e em nossa família, mas nos esquecemos de semear.
Deus não faz acepção de pessoas, mas faz acepção de atitudes. A maneira como agimos geram uma semeadura espiritual, que vai influênciar diretamente o que iremos colher.
Para ter uma colheita abundante na igreja precisamos antes semear em nossa casa. A provisão de Deus não ocorre da igreja para nossa família, mas sim de nossa família para a igreja. Nesse inicio de series de reflexão sobre semear em minha família sementes espirituais, vamos refletir sobre essa viúva, em crise, no reino de Israel, e como ela alcançou no Senhor uma colheita abundante:

1º - SUBMISSÃO AO SEU LÍDER ESPIRITUAL 

Procurar o profeta é uma forma de reconhecimento de sua autoridade espiritual. Ela está debaixo de sua liderança, e busca nele uma orientação para sua crise. Ela acredita que Deus irá usa-lo para abençoar sua vida.
Um fato que acabamos desrespeitando e que Deus preza muito é a Hierarquia.

As pessoas que não respeitam a Hierarquia, vivem muito mal, é a esposa que não respeita o marido; o empregado que não respeita o chefe; o filho que não respeita os pais e por ai vai. Vivemos num mundo Hierarquizado. 

A ovelha precisa de um pastor e os pastores precisam de terem pastores também. A alguém devemos ser submissos nessa vida.

O QUE É QUE VOCÊ QUER DE DEUS?

Eliseu disse à mulher: O que te hei de fazer?
Isso nos fala sobre oração. Mas com certeza a maior duvida que os cristãos devem ter é o que orar, para que possa realmente ser respondido?

Muitas vezes Deus usa o líder para nos ajudar a ver as coisas na perspectiva correta. A mulher só via os problemas e as perdas. Eliseu a ajuda a olhar a situação dentro de uma ótica diferente: O que realmente eu busco? É de acordo com a vontade de Deus? Seus propósitos?
A questão não é apenas tirar tempo para orar, mas saber fazer a oração de acordo com a vontade de Deus. 

A MULHER TINHA AZEITE
Deus age em nós por meio do pouco que consagramos. Nunca estamos realmente sem nada, há sempre um remanescente, que será o gerador da multiplicação. Não deixe a crise e a dor te fazer perder a perspectiva do que você tem. A unidade que gera o milagre sempre se origina em nós, e não em Deus.

ELA TINHA UM BOM RELACIONAMENTO 
Os vizinhos não se negaram a emprestar as vasilhas. Ela tinha pessoas ao seu redor com quem podia contar. Ter um bom testemunho é ter um nome a zelar e honrar o seu nome, a sua pessoa. Essa é uma semente poderosa.

2- TOMAR ATITUDES PARA PROMOVER A AÇÃO DA FÉ.
Recebida a Palavra da Revelação, devemos agir com fé. A viúva deveria encher as vasilhas a partir da botija de azeite que tinha. Uma botija só poderia encher uma botija. O milagre de Deus é a invasão do sobrenatural no material. A lógica de Deus é outra.

OBEDIÊNCIA, NA PROVA DA HUMILHAÇÃO
Falar sobre obediência é muito fácil, mas agir com obediência é outra. Eliseu disse à mulher: Vai e pede emprestado a todos os vizinhos, não poupe ninguém, vasilhas vazias, muitas vasilhas.

FECHA A PORTA ATRÁS DE SI
A partir do momento em que a porta foi fechada a viúva começou a derramar azeite no vaso. Não antes disso. Eu conheço crente velho na fé que fuma e bebe e diz que não faz mal. O grande problema é que ele mantém a porta do pecado aberta e o azeite não é derramado. Essa crente não vê o milagre, pois nunca se converteu direito. O azeite é prometido, quando a porta for fechada. Não antes.

FIQUE A SÓS COM DEUS
Quando essa família estava a sós com Deus o milagre aconteceu. Essa mulher fechou a porta e dentro de sua casa buscou a Deus e creu em Deus. Isso fala sobre oração. É em oração que conseguimos o nosso milagre.

O AZEITE DERRAMADO – A HORA DO MILAGRE
"Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.” 2 REIS 4:4-5

A COLHEITA SERÁ PROPORCIONAL A SUA OBEDIÊNCIA.

O milagre fica limitado ao alcance de nossa visão, que pode ser medida pelo número de vasilhas que estamos dispostos a coletar. 

Mais vasilhas, mais milagre. Terminam os recipientes, o milagre cessa. 

3- O PROCESSO DE COLHEITA
Tão importante quanto a busca da ação de Deus, é como nos postamos quando ele age. Vivemos o temo do holofote, do show, das "selfies". A experiência com Deus pode gerar orgulho, religiosidade e vaidade.

AVANCE SEMPRE PARA O NOVO.
Ao encher uma vasilha, a coloque para trás e encha outro. Há um processo completo. Vá até o final.

HONRE O SEU LIDER ESPIRITUAL
A viuva retornou ao profeta, para prestar contas, dar o testemunho e ouvir novas orientações.

PAGUE SUAS DIVIDAS E VIVA DO RESTO
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. (verso 7)

Existe uma dívida que o crente não pode esquecer: o dizimo. Se Deus te abençoar financeiramente, devolva a parte de Deus à Ele.

O maior milagre, nem é receber a bênção, seja ela qual for, mas o autor da bênção, o Criador do Universo, que nos escolheu a dedo, para sermos salvos e viver com Ele na eternidade.

Haviam sementes plantadas em sua vida, que foram instrumentos para Deus prover uma grande colheita:
1. Ela estava debaixo do cuidado de um homem de Deus e reconhecia isso.
2. Ela tinha testemunho – pois todos os vizinhos não tiveram medo de lhe emprestar suas vasilhas.
3. Ela tinha os dois filhos – a única companhia, ou a única coisa que lhe dava animo para viver, o inimigo estava querendo levar.
4. Ela tinha uma botija de azeite – a solução já estava com ela, nela, dentro da sua casa, mas era limitado e ela não enxergava o que fazer e nem como.
5. Ela tinha o homem de Deus – O homem de Deus é Jesus, quem o tem, tem tudo o que precisa e necessita.
6. Ela tinha uma revelação – a revelação trouxe à existência o sobrenatural ilimitado no seu natural limitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog