quinta-feira, 22 de abril de 2010

UNIDADE NA DIVERSIDADE!

Este tema é fundamental para vivermos a integridade da comunhão cristã: “A UNIDADE NA DIVERSIDADE. Ele trás dois conceitos que muitas vezes na estrutura relacional são tidos como antagônicos, paradoxais, mas que no meio da igreja precisam e devem harmonizar-se em uma realidade viva e eficaz.
Unidade significa concórdia, conformidade, padrão. Já diversidade quer dizer aquilo que é diferente, variado, dessemelhante.
Geralmente aceitamos o que é igual e rejeitamos o que é diferente. Nos relacionamentos narcisistas tendemos a “achar feio o que não é espelho”, como diz Caetano Velloso!
Viver a unidade na diversidade significa descartar a uniformidade como padrão nas relações entre as pessoas. Devemos resistir à tendência de tentar colocar todos dentro da mesma fôrma pois assim matamos a individualidade, a pessoalidade, a identidade das pessoas, tornando-as caricaturas daquilo que Deus criou.
Reconhecer e reforçar a necessidade da valorização da contribuição de cada um, com sua personalidade, posicionamentos pessoais e cultura particular é que garante a vitalidade e a multiplicidade da igreja. É o espírito de cooperação, o princípio da coletividade, é se opor a toda forma de exploração e castração que existe neste mundo, e que muitas vezes reproduzimos na igreja.
Diversidade não significa divisão; significa que existem diferentes dons, e esses dons devem ser usados para a unidade da igreja. Que existem diferentes personalidades e que precisamos aprender a respeitá-las. Afinal, o mesmo Espírito que distribui os dons nos capacita a trabalharmos juntos para o fortalecimento e a edificação da igreja de Deus.
Cada um tem sua história, suas características pessoais, sua personalidade, suas qualidades e defeitos, seus vícios e manias. No entanto é nesta diversidade que o princípio do amor pode nos unir, pode somar e multiplicar nossas forças.
Alguém já disse: “A diversidade na família humana deveria ser a causa de amor e harmonia, assim como o é na música, onde muitas notas diferentes se harmonizam a fim de produzirem um acorde perfeito”.
Deus nos fez diversos, e nos utiliza de maneira uma, para através de nós, proclamar sua glória à humanidade.
Comprometido com a visão, aceitando a responsabilidade dada por Deus, coloque suas características pessoais a serviço do Senhor. Aceite e seja aceito. Integre-se e coopere para que possamos verdadeiramente ser Corpo de Cristo.
Ozias Lima Ribeiro

Um comentário:

Pesquisar este blog