quinta-feira, 24 de março de 2011

DEUS É SOBERANO! MAS VOCÊ É SERVO?

A soberania de Deus enfatiza um dos atributos naturais do Ser Divino. Ele é Senhor absoluto de todas as coisas. Governa tudo e todos debaixo de sua onipotente vontade. É o reconhecimento do domínio divino sobre todas as criaturas, eventos, circunstâncias existentes, desde as mais grandiosas às mais simples e efêmeras. Nada escapa do controle do Senhor. Todo cristão reconhece esta verdade. Ela está expressa na Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Desde seu ato poderoso de criar o tudo que existe pelo poder de sua palavra, até o ápice da conclusão da história humana, Deus está exaltado, assentado sobre um trono de glória, dirigindo todas as coisas.
Ironicamente, nós não temos dificuldade em manifestar essa verdade. Reconhecemos o Senhor como soberano na natureza. Dominando sobre mares e montanhas. Conduzindo no balé cósmico as estrelas, planetas e astros. Cantamos com muita sinceridade que ele é Senhor sobre toda a terra. Sobre os designíos da humanidade e sobre os reinos. Porém quando somos desafiados a pessoalizar a soberania divina, encontramos um grande problema.
É difícil aceitar a soberania divina sobre a nossa vontade, nosso querer, nossa existência. Fazemos nossos planos, programamos nossos orçamentos domésticos, elaboramos nossos projetos baseados apenas em nosso querer e nossa vontade. Dificilmente paramos para pensar que o Senhor é dono da nossa vida, nossa família, nosso dinheiro, nossos bens. Há em nós uma resistência muito grande em nos submetermos aos propósitos de Deus.
Poucos são os que olham para o espelho da alma e perguntam com sinceridade: “Qual o sentido da minha existência? Por que eu nasci?”.
Nós fazemos parte de um projeto de Deus. Não vivemos para cumprir nossos projetos, mas sim os projetos de Deus para nós. Este é o nosso desafio existencial: Viver os propósitos do Senhor! Para isso é preciso que nos apliquemos a conhecer a Deus e sua vontade para nós. Aproximarmo-nos dele com submissão e humildade, mortificando nossos desejos pessoais e nossas vaidades. Nosso desafio é uma entrega total à vontade do Senhor. Uma entrega plena, para que ele nos use de acordo com seu querer. Desprendermo-nos de nosso materialismo egoísta, de nossos projetos individualistas e buscarmos viver sob a soberania divina.
Você tem buscado isto? Você faz parte do grupo que têm buscado viver como servo, que buscando
conhecer e satisfazer a vontade de seu Senhor.
Este é o nosso desafio.
Pr. Ozias Lima Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog