quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PRIMEIRA SEMANA: COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO?

Uma vida eficaz de oração não é embasada em o que você diz e como você diz sua oração, mas sim em seu relacionamento pessoal com a pessoa a quem você diz. Quando nos colocamos em oração, estamos iniciando um diálogo. Do outro lado da conversa está um ser: Deus. O teor do que conversamos com ele está ligado ao tipo de intimidade que nós temos. Muitas vezes nos focamos apenas na oração. A preocupação está em como orar, onde orar, que palavras utilizar. Essas coisas são secundárias. Não fazem parte da essência. A primeira coisa que é fundamental para que tenhamos uma vida de oração é saber de fato com quem nós estamos falando. A pessoa a que nos dirigimos possui uma personalidade própria, identidade específica e também tem participação ativa nesse processo. Se é um diálogo, há algo que Ele vai dizer todas as vezes que estivermos conversando com Ele. Eu não posso chamar de oração um monólogo em que as palavras jorram como uma torrente sobre Deus e lhe dou tempo nem oportunidade para ser ouvido. Nesse processo, tenho que ter em mente que estou me relacionando com um ser Todo Poderoso. Esta é a essência desse ser. Deus, por mais intimidade que eu tenha com ele , nunca será meu igual. Ele é soberano, e sua glória precisa ser reconhecida e reverenciada. Temos de desenvolver uma atitude de temor e respeito diante do trono da graça. Ali, precisamos nos colocar em nosso devido lugar e perceber o privilégio que é, alguém tão importante e sublime, tirar um tempo para se relacionar conosco. A oração não nos dá direito de cobrança. Não nos dá autoridade sobre Deus. Ela nos conduz à posição de suplicante, que se reconhece imerecedor, movido unicamente pela misericórdia e graça. Uma outra questão fundamental está em entender que não temos meios de persuasão, coação ou manipulação na oração. Ela não mudará a realidade do que Deus quer para sua vida. O objetivo final da oração não é nos poupar da dor, da decepção, das vicissitudes da vida. Não é nos dar vitória, nos dar bens matérias, nos promover saúde. O objetivo é nos garantir a certeza da presença e do consolo do nosso Deus conosco em meio a qualquer adversidade, e a certeza de que sua vontade será sempre a melhor para nós. Essa confiança vem de saber que quando conversamos com nosso Deus, estamos conversando com um pai amoroso e cuidadoso, que sempre cuidará de nós. Por isso, precisamos redescobrir o papel da oração em nossa vida. Não basta apenas realizarmos um ritual. Não é uma fórmula mágica de poder. Não é apenas falar com Deus. É ter um relacionamento muito pessoal com o nosso Pai Celestial. Por isso, durante essa semana, estaremos meditando sobre essa realidade. Antes de falar, é preciso saber com quem você está falando. No amor do Senhor Jesus, Pr. Ozias Lima Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog