domingo, 30 de setembro de 2018

O SEGREDO DA FELICIDADE PLENA



Salmos 32: 1- 11: 
Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada e cujo pecado é coberto! Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui culpa e em quem não há engano! Enquanto me calei, meus ossos se consumiam de tanto gemer o dia todo. Porque tua mão pesava sobre mim de dia e de noite; meu vigor se esgotou como no calor da seca. [Interlúdio] Confessei-te meu pecado e não encobri minha culpa. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. [Interlúdio] Assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder te encontrar; quando as muitas águas transbordarem, elas não o atingirão. Tu és o meu esconderijo e me preservas da angústia; tu me cercas com alegres cânticos de livramento. [Interlúdio] Eu te instruirei e ensinarei o caminho que deves seguir; eu te darei conselhos sob a minha vista. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, pois de outra forma não se sujeitam a ti. O ímpio tem muitas aflições, mas a misericórdia acompanha quem confia no SENHOR. Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração. - Almeida 21

O salmo começa com uma palavra muito forte: “hesher “. Felicidade plena, alegria absoluta.
A verdadeira alegria vem da graça. Do reconhecimento da misericórdia de Deus sobre nós.

A Bíblia afirma que todos somos pecadores. A questão não é se pecaremos, mas sim quando e como pecaremos.

Muitos de nós vivemos uma negação de nossos pecados. Justificamos, racionalizamos e fugimos e escondemos nossos pecados. 

“3. Enquanto me calei, meus ossos se consumiam de tanto gemer o dia todo. 4. Porque tua mão pesava sobre mim de dia e de noite; meu vigor se esgotou como no calor da seca. “

O pecado escondido, cotidiano, gera em nós enfermidade de corpo, alma e espírito.
Nossa saúde física é abalada.
Nosso equilíbrio emocional é comprometido: Culpa, amargura, depressão.
Nossa vida espiritual é comprometida: O pecado nos afasta de uma comunhão genuína com Deus.

A solução para nossa vida é reconhecer e confessados nossos pecados. 

Quando confessamos nossos pecados e culpas ao Senhor ele derrama seu perdão.

“Confessei-te meu pecado e não encobri minha culpa. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. [Interlúdio]”

Arrependimento não é medo do castigo. 
Arrependimento não é vergonha de ser exposto.
Arrependimento é a convicção de que há algo errado conosco que ofende a Deus. E que não queremos viver mais assim.

Provérbios 28: 13. Quem encobre suas transgressões jamais prosperará, mas quem as confessa e as abandona alcançará misericórdia. - Almeida 21

O arrependimento é fruto do desejo de não deixarmos de ser amigos de Deus. 

6. Assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder te encontrar; quando as muitas águas transbordarem, elas não o atingirão. 7. Tu és o meu esconderijo e me preservas da angústia; tu me cercas com alegres cânticos de livramento. [Interlúdio]

Uma busca de santidade nos leva a uma comunhão íntima com Deus. Ele luta por nos, nos protege e nos defende. Na intimidade com Deus vem as forças para enfrentar as vicissitudes da vida.

Uma pessoa com o coração arrependido aprende com o Senhor. 

Ele se torna mais sábio, mais instruído. Passa a viver uma vida prudente , debaixo dos ensinos do Senhor.

8. Eu te instruirei e ensinarei o caminho que deves seguir; eu te darei conselhos sob a minha vista. 9. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, pois de outra forma não se sujeitam a ti.  

A grande diferença entre os homens não é um ser pecador e outro não, mas é em um se arrepender e confessar e o outro não.

10. O ímpio tem muitas aflições, mas a misericórdia acompanha quem confia no SENHOR. 11. Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração.  

1 João 1: 8. Se dissermos que não temos pecado algum, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10. Se dissermos que não temos cometido pecado, nós o tornamos mentiroso, e sua palavra não está em nós. - Almeida 21

Como você tem lidado com seus pecados e transgressões. Essa é a hora de confessarmos ao Senhor. 

Um comentário:

Pesquisar este blog