domingo, 15 de maio de 2011

DISCERNINDO O TEMPO

Todo hábil semeador sabe que o plantio deve seguir algumas regras fundamentais. O cuidado com a semente plantada (Cada um colherá exatamente o que plantar), com o solo onde está semeando (é o local propício para que a semente possa germinar, crescer e frutificar), e o tempo da colheita (olhe o campo e veja se já está pronto para a ceifa).
O plantio é um trabalho árduo. Geralmente que vai plantando o faz com esforço, em alguns momentos até em lágrimas. Mas o faz na certeza de que o momento de colher os feixes chegará.
Neste momento que estamos vivendo na PIBL é preciso que estas verdades venham à nossa mente. Estamos plantando uma boa semente em um terreno muito fértil. Esta plantação é fruto de um trabalho árduo e perseverante. São muitas as mãos e os corações que tem se despertado para cumprir seu ministério diante de nossa sociedade: Semear a palavra de Deus.
Porém uma outra regra que devemos ter em mente é a do tempo. Cada plantação tem o seu tempo exato para dar fruto, para produzir. Entre o plantio e a colheita existem etapas que não podem ser negligenciadas.
Após a semeadura vem o tempo do cuidado. É a fase de proteger a semente plantada, regá-la, acompanha-la. É preciso espantar os pássaros que querem comê-la, tirar os espinhos que buscam sufoca-la e proteger do sol causticante que quer queimá-la.
Depois vem o tempo do crescimento. O momento de fortalecer a mudinha, colocar escoras para seu frágil caule não se quebrar, fazer a dedetização, para que insetos não a mate. Nesse período o acompanhamento deve ser constante, para que o broto se torne forte e saudável.
Finalmente, então, depois desse trabalho contínuo e exaustivo, temos o momento da colheita. É a hora de recolher os frutos, celebrar a produção abundante e festejar a benção da multiplicação. É o milagre de ver a semente se reproduzir e produzir a 50, 100 por um.
Hoje estamos no período de plantar, de semear. Deus, por sua graça e misericórdia, nos tem dado de comer de algumas primícias, enquanto semeamos, mas a colheita de fato ainda está por vir. O que temos experimentado até agora é apenas uma pequena mostra do que virá.
Mas é preciso que respeitemos as leis da colheita. Precisamos nos esforçar e termos a paciência necessária para que a semente dê o seu fruto. Enquanto isso não desistamos de trabalhar. A obra é grande e há espaço para todos. Você já está envolvido nesse projeto de Deus para a PIBL?
Junte-se a nós na semeadura, e com certeza você irá se alegrar muito na colheita também.
Com amor,
Pr. Ozias Lima Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog